Conecte-se conosco

Cultura

Secretaria da Cultura participa de 1ª reunião e missão técnica com coordenadores do Programa do Artesanato Brasileiro de 2025

Publicado há

em

Servidores técnicos da Secretaria da Cultura estão em Goiás nesta semana para participar da primeira reunião e missão técnica do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) de 2025. O evento começou nesta terça-feira, 22, e segue até o dia 24 de abril, em Goiânia. Pelo Tocantins, estão presentes a coordenadora do PAB no estado, Núbia Cursino, e o servidor Lukas Rhyere, que se unem às coordenações das 27 unidades da Federação, a artesãos e a representantes de entidades ligadas ao artesanato. A programação contempla debates voltados à valorização e ao fortalecimento do setor, além de visitas técnicas a pontos de cultura e ateliês em cidades vizinhas.

A abertura oficial ocorreu na terça-feira, com café da manhã e recepção conduzida pelo subsecretário da Retomada, Teófilo Neves. Em seguida, os participantes deram início à reunião do PAB, que se estendeu até o início da noite. “Participar deste encontro é uma grande oportunidade para fortalecer o trabalho que já desenvolvemos no Tocantins e também para aprender com outras realidades. Estar ao lado de coordenadores de todo o Brasil, além de gestores e artesãos do Goiás que permite uma troca rica, que enriquece as nossas ações e amplia a visão sobre o artesanato como política pública”, expressou Núbia.

Entre as pautas debatidas, estiveram a doação de bens como caminhões, carros, notebooks, celulares, tablets e impressoras; atualizações dos prazos; migração para o novo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), sistema que deverá ser ativado nos próximos 30 dias; nova identidade visual da Carteira Nacional do Artesão; e a chegada do Módulo I dos micro cursos sobre a base conceitual, com lançamento previsto para maio.

A programação continua hoje, na quarta-feira, 23, com visitas técnicas a ateliês nas cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis, além de um tour pelo centro histórico de Pirenópolis, reconhecido por sua tradição artesanal.

Já na quinta-feira, 24, a agenda em Pirenópolis inclui palestra da presidente do IG da Prata, seguida por visitas a ateliês especializados nesse metal nobre e demais produções artesanais locais. O grupo permanece na cidade até a sexta-feira, 25, quando parte para Olhos d’Água – localizado no distrito de Alexânia (GO), a 110km da capital goiana e a 90 km de Brasília.

As atividades se encerram com visitas ao ateliê Angico Cerâmica, ao Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco) e ao Memorial de Olhos d’Água, antes do retorno a Goiânia, previsto para o fim da tarde.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGL

Gurupi, recebeu neste sábado (26), o lançamento do livro “A comunicação do rádio como meio de evangelização” de Adriana Castelo Branco

Publicado há

em

Foi realizado neste sábado, em Gurupi, o lançamento do livro “A comunicação do rádio como meio de evangelização” da jornalista e escritora Adriana Castelo Branco. Publicado pela Editora Veloso, o livro aborda a evangelização por meio da comunicação radiofônica. A obra faz uma análise detalhada do programa “Despertar em Cristo”, transmitido em 2016 pela Rádio 95 FM, então conhecida como Gurupi FM, buscando compreender a distinção entre rádios convencionais e programas de rádio evangelizadores.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Gurupi e reuniu familiares, amigos, representantes da igreja católica, como o Padre Eldinei Carneiro (de Dianópolis-TO), além de autoridades locais, entre elas o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Gurupi, Paulo Albuquerque (representando a prefeita Josi Nunes), os vereadores Romildo Santos, Débora Ribeiro, Jair do Povo, Zezinho da Lafiche e o presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), sargento Jenilson.

O livro foi escrito há sete anos e é fruto do trabalho acadêmico da pós-graduação de Adriana, realizado durante a especialização em Cultura e Meios de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Durante a escrita, a autora enfrentou a perda do pai, o que tornou o lançamento ainda mais significativo. “A experiência de escrever o livro foi bem desafiadora, principalmente porque tive que concluí-lo em meio ao luto, e é por isso um dos motivos que decidi lançá-lo. Espero que todos gostem!”, afirmou Adriana.

Durante o evento, o secretário Paulo Albuquerque destacou os desafios da era tecnológica, lembrando que, em tempos de vídeos curtos, escolher o caminho da pesquisa e da escrita é optar pelo caminho mais difícil, mas que “o papel é semear, é deixar o que pesquisou, as interpretações”.

Adriana Castelo Branco reforça que o livro traz um recorte da história do rádio gurupiense e acredita que, mesmo com o avanço tecnológico, o rádio continua sendo um importante meio de evangelização. Ela afirma que, ao ler a obra, o público poderá “compreender como o uso do rádio é fundamental para evangelizar e comunicar a nova que é Jesus”.

A obra pode ser adquirida diretamente com a autora, Adriana Castelo Branco, pelo WhatsApp (63) 98449-7783, e em breve estará disponível também pela Editora Veloso.

Continue lendo

Cultura

Comitê de Cultura promove ação em Araguatins sobre gestão cultural

Publicado há

em

Por:

Evento será realizado nesta sexta-feira no Auditório da Prefeitura Municipal

Por Rodrigo Martins

Araguatins, na região do Bico do Papagaio, será o próximo município a receber o projeto Rotas Culturais Tocantins, promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins. A atividade será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, a partir das 08h, no Auditório da Prefeitura Municipal, com o tema “Gestão Municipal e a Estruturação do Sistema Municipal de Cultura”.

O evento é uma iniciativa da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) e do Instituto ISCA, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), e faz parte de uma série de seminários voltados ao fortalecimento das políticas culturais em todo o estado do Tocantins.

A programação contará com a presença do músico e produtor cultural Diogo Jucá, que conduzirá um workshop sobre os desafios e caminhos para a construção de sistemas municipais de cultura nos territórios locais.

Segundo o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, o projeto tem sido fundamental para impulsionar a articulação cultural no estado. “Cada encontro tem promovido um importante espaço de escuta e construção coletiva. Nosso foco é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, especialmente nos municípios prioritários e que ainda estão estruturando seus sistemas de cultura”, afirmou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/9Xvjzqkn1T7Y3yVS9

A ação conta ainda com o apoio da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA) e de outros parceiros. A FETAC é responsável pela coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins, que atua em colaboração com o MinC por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Continue lendo

Agenda Cultural

Livro de escritora gurupiense destaca o poder da linguagem radiofônica na evangelização e comunicação da fé

Publicado há

em

A autora Adriana Castelo Branco lançará, no próximo sábado, dia 26, seu primeiro livro, o evento de lançamento acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, a partir das 19h, e promete reunir diversas personalidades da literatura gurupiense, comunicadores, cristãos e autoridades.

A obra, intitulada A Comunicação do Rádio como Meio de Evangelização, instiga o leitor a descobrir se existe distinção entre as práticas dos programas de rádio convencionais e os programas de rádio evangelizadores, além de analisar a eficácia da evangelização por meio da rádio.

O livro aborda o surgimento da comunicação na Igreja Católica, com fatos relacionados à cidade de Gurupi, e também o livro explora a história da rádio. A obra é baseada no estudo de caso do programa Despertar em Cristo, transmitido na rádio 95 FM, em Gurupi, Tocantins. A escritora busca compreender os efeitos da transmissão da espiritualidade na comunicação radiofônica.

Sobre a autora é especialista em meios de comunicação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pós-graduada em Comunicação Empresarial e Marketing pelo Instituto de Goiás, graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e jornalista pela Universidade de Gurupi (UnirG), além de professora. Ela explica que sua paixão pela comunicação surgiu através da rádio ainda na infância, quando sonhava em estudar e se tornaria comunicadora.

-afirmou.

O leitor poderá adquirir o livro durante o evento de lançamento por um valor acessível e receber, também, uma dedicatória da escritora.

O lançamento do livro conta com o apoio cultural da Academia Gurupiense de Letras (AGL), Editoral Veloso, Empresa Nortesul Refrigeração, Forania de Gurupi da Igreja Católica e Câmara Municipal de Gurupi.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Populares