Cultura

Secretaria da Cultura participa de 1ª reunião e missão técnica com coordenadores do Programa do Artesanato Brasileiro de 2025

Publicado há

em

Servidores técnicos da Secretaria da Cultura estão em Goiás nesta semana para participar da primeira reunião e missão técnica do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) de 2025. O evento começou nesta terça-feira, 22, e segue até o dia 24 de abril, em Goiânia. Pelo Tocantins, estão presentes a coordenadora do PAB no estado, Núbia Cursino, e o servidor Lukas Rhyere, que se unem às coordenações das 27 unidades da Federação, a artesãos e a representantes de entidades ligadas ao artesanato. A programação contempla debates voltados à valorização e ao fortalecimento do setor, além de visitas técnicas a pontos de cultura e ateliês em cidades vizinhas.

A abertura oficial ocorreu na terça-feira, com café da manhã e recepção conduzida pelo subsecretário da Retomada, Teófilo Neves. Em seguida, os participantes deram início à reunião do PAB, que se estendeu até o início da noite. “Participar deste encontro é uma grande oportunidade para fortalecer o trabalho que já desenvolvemos no Tocantins e também para aprender com outras realidades. Estar ao lado de coordenadores de todo o Brasil, além de gestores e artesãos do Goiás que permite uma troca rica, que enriquece as nossas ações e amplia a visão sobre o artesanato como política pública”, expressou Núbia.

Entre as pautas debatidas, estiveram a doação de bens como caminhões, carros, notebooks, celulares, tablets e impressoras; atualizações dos prazos; migração para o novo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), sistema que deverá ser ativado nos próximos 30 dias; nova identidade visual da Carteira Nacional do Artesão; e a chegada do Módulo I dos micro cursos sobre a base conceitual, com lançamento previsto para maio.

A programação continua hoje, na quarta-feira, 23, com visitas técnicas a ateliês nas cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis, além de um tour pelo centro histórico de Pirenópolis, reconhecido por sua tradição artesanal.

Já na quinta-feira, 24, a agenda em Pirenópolis inclui palestra da presidente do IG da Prata, seguida por visitas a ateliês especializados nesse metal nobre e demais produções artesanais locais. O grupo permanece na cidade até a sexta-feira, 25, quando parte para Olhos d’Água – localizado no distrito de Alexânia (GO), a 110km da capital goiana e a 90 km de Brasília.

As atividades se encerram com visitas ao ateliê Angico Cerâmica, ao Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco) e ao Memorial de Olhos d’Água, antes do retorno a Goiânia, previsto para o fim da tarde.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Populares

Sair da versão mobile