Conecte-se conosco

Cidades

Mais de 2 mil veículos passavam por dia na ponte que desabou

Publicado há

em

O trânsito de veículos era intenso na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica sobre o Rio Tocantins e separa os estados do Tocantins e do Maranhão. Mais de dois mil veículos transitavam entre os estados antes da estrutura desabar e vítimas. Como há impedimento, os motoristas precisam optar por outras rotas, principalmente os que transportam cargas.


A ponte fica em trecho da BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O acidente aconteceu pouco antes das 15h de domingo (22) e forças de segurança dos dois estados fazem uma força-tarefa para resgatar desaparecidos e avaliar as causas do colapso.
De acordo com o Governo do Estado, nessa época do ano o fluxo do posto fiscal em Aguiarnópolis passa de 2,1 mil veículos.

Sem poder contar com a ponte, os motoristas agora precisam desviar por rotas alternativas que aumentam o percurso em quase 200 quilômetros.


A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários sigam para o posto fiscal de Bela Vista, em Araguatins, por possuir conexão direta ao município de Imperatriz (MP) através de uma ponte. Também há a opção de passar pelo posto fiscal de Filadélfia, mas a espera pode ser maior pela travessia para o Maranhão ser feita por balsa.


O representante comercial Wesley Parreira, que costumava passar pelo trecho, comentou sobre a dificuldade de vai enfrentar sem a ponte.


“Atrapalhou bastante né, porque eu ia pro Estreito, ia pra Araguaína, de Araguaína a Estreito, fazia região do Maranhão ali. Agora vou ter que encurtar um pouquinho minha viagem porque eu não vou poder mais passar por lá”, lamentou.


Para motoristas com destino a Marabá, Belém e outras regiões do Pará, o município de Xambioá, que faz divisa com São Geraldo no Pará, representa outra opção viável de rota e o posto fiscal Transamazônico, localizado em Araguatins também é uma alternativa.


O trecho no Tocantins é uma das principais conexões de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pará com o Porto de Itaqui, no Maranhão, por onde boa parte da safra de grãos é escoada e por onde os insumos agrícolas são recebidos.


Segundo a Secretaria de Agricultura do Tocantins, o impacto no setor é imediato.
Por aquela rota que passa grande parte dos defensivos e fertilizantes pra que a gente possa fazer os cultivos nesse período do plantio, agora tendo que buscar rotas alternativas isso faz com que atrase e encareça o custo desse produto pra chegar no seu destino final”, explicou o secretário Jaime Café.


Sem a ponte, filas de caminhões se formam nos portos das balsas. Para a Aprosoja Brasil, o trecho vai precisar ser recuperado o mais rápido possível.


“Ela tem que ser reconstruída né, mas a gente sabe que uma obra desse porte não faz de um dia pra noite, mas o governo federal precisa agir rapidamente, inclusive colocando alguma alternativa ali naquele ponto e fazer essa obra o mais rápido possível para restabelecer esse tráfego que ainda é o caminho mais curto até o porto”, destacou o presidente da entidade, Maurício Buffon.


A PRF alertou que os motoristas que precisariam passar pela ponte de Estreito podem fazer os seguintes desvios:
Sentido Belém/Brasília via Imperatriz/MA
Pela BR-010, sentido Belém/Brasília, em Imperatriz/MA, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins/TO; seguir para Axixá do Tocantins/TO pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins/TO, seguir pela BR 230 para Luzinópolis/TO e, então, Aguiarnópolis/TO; acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília/DF.


Sentido Brasília/Belém via Aguiarnópolis/TO
Em Aguiarnópolis/TO, seguir pela BR-230 em direção a Luzinópolis/TO e São Bento do Tocantins/TO; seguir em direção a Axixá do Tocantins/TO, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins/TO; continuar para Imperatriz/MA pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém/PA.
Alternativa para quem segue de Balsas/MA a Brasília/DF
De Balsas/MA, seguir para Carolina/MA; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia/TO; seguir pela TO-222 até Araguaína/TO; acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília/DF.
Alternativa para quem segue de Brasília/DF a Balsas/MA
Em Araguaína/TO, seguir pela TO-222 até Filadélfia/TO; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina/MA; seguir pela BR-230 para Balsas/MA.


Entenda
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou na BR-226. Nas imagens feitas com um drone e divulgadas nas redes sociais é possível ver o estrago causado com o desabamento. Muito material ficou boiando na água. Na cabeceira da ponte ficaram caminhões e um carro que ficou preso na fenda de um dos rompimentos. Os motoristas saíram dos veículos.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Motorista mata cavalos em rodovia do Tocantins

Publicado há

em

Por:

Neste fim de semana, dois cavalos foram atropelados e mortos por um carro de passeio na TO-134, próximo a São Bento do Tocantins. Testemunhas relataram à Polícia Militar, que o motorista, que não foi identificado, deixou o local de carona com um caminhoneiro após a batida.

O acidente foi registrado na noite de sexta-feira (25). No local, a polícia encontrou um cavalo morto sobre a pista e outro dentro do carro. O condutor deixou o local a bordo de um caminhão que passava pela rodovia, conforme testemunhas informaram aos militares. Com a ausência do motorista no local, não foi possível confirmar se ele sofreu algum ferimento.

Continue lendo

Cidades

Eduardo Fortes reforça compromisso com a causa animal em lançamento do “Tocantins Amigo do Pet”

Publicado há

em

Por:

Parlamentar participou do lançamento do programa do Governo do Tocantins e destacou ações e leis de seu mandato em defesa do bem-estar animal.

O deputado estadual Eduardo Fortes participou, nesta sexta-feira, 25, do lançamento oficial do projeto “Tocantins Amigo do Pet”, promovido pelo Governo do Estado em Aliança do Tocantins. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, liderada pela primeira-dama Karynne Sotero, e marca um passo importante nas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, com destaque para o mutirão de castrações gratuitas de cães e gatos e ações de conscientização sobre guarda responsável.

Veterinário de formação e parlamentar com histórico de atuação na causa, Eduardo Fortes destacou que seu mandato tem o compromisso firme com a defesa dos animais. “A causa animal não tem partido. É união, é empatia, é respeito à vida. É uma pauta que a gente precisa defender com o coração, com amor e com responsabilidade”, afirmou durante seu discurso.

Fortes aproveitou a ocasião para reforçar sua trajetória em defesa dos direitos dos animais, desde a época em que atuava como vereador em Gurupi. “Naquela época, aprovamos a lei contra fogos de artifício, que protegia os animais do barulho. Hoje, seguimos com a mesma seriedade no trabalho legislativo em nível estadual, com as feiras de adoção, tem sido muito gratificante”, lembrou.

Durante o evento, Eduardo Fortes também elogiou a mobilização do governo e da deputada Claudia Lelis, autora da emenda que garantiu recursos para o projeto no município. “Quero parabenizar a Claudia, a Karine, o governador Wanderlei e todos os envolvidos. São ações como essa que mostram que a causa animal começa a receber o olhar que merece no Tocantins”, disse.

O projeto “Tocantins Amigo do Pet” terá continuidade até o dia 27 de abril em Aliança, com castrações, feira de adoção e orientações ao público. Segundo o parlamentar, a expectativa é que o modelo se expanda para outros municípios, fortalecendo uma política pública ampla, contínua e inclusiva. “Hoje, a gente vê que a causa animal tem força no Tocantins. Isso não é só uma bandeira de mandato, é uma missão de vida”, concluiu Eduardo.

Leis de Eduardo Fortes

Entre as leis aprovadas por Eduardo Fortes estão a que garante o direito de fornecer alimento e água a animais em situação de rua em espaços públicos; a que institui o Dia Estadual da Adoção Animal, a que permite a permanência de pets em casas de repouso, asilos e clínicas geriátricas; a que prevê campanhas em escolas públicas e privadas para incentivar a adoção de animais e conscientizar sobre a causa animal; a que cria a Política Estadual de Fomento a Lares Temporários para Animais Doméstico; e a que obriga pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos congêneres a divulgarem a adoção por meio de cartazes.

Continue lendo

Cidades

Jovem é preso suspeito de estuprar mulher com deficiência e ameaçar atear fogo nela

Publicado há

em

Por:

Um jovem de 28 anos foi preso suspeito de estuprar uma mulher de 40 anos com deficiência intelectual e sensorial, em Paranã, sudeste do Tocantins. Além do crime, ele obrigou o marido da mulher a assistir o ato e jogou gasolina neles, ameaçando-os com um isqueiro caso fossem à polícia.

O crime aconteceu no dia 4 de abril deste ano, na zona rural da cidade. O suspeito, que é conhecido como Cleomar, foi flagrado pela mãe da mulher no momento em que cometia o abuso. O marido da vítima foi coagido a presenciar o crime.

O suspeito jogou gasolina sobre a vítima e o marido dela e ameaçou atear fogo em ambos, conforme explicou o delegado Vladimir Bezerra, da 99ª Delegacia de Paranã.

O homem não deu andamento na ameaça porque, segundo o delegado, a mãe da vítima conseguiu tomar o isqueiro de suas mãos. Antes de ir embora, o homem ainda ameaçou que se eles fossem à polícia, iria voltar ao local, matar todos e atear fogo na casa.

“Considerando que o suposto autor retornou ao local e pelo fato de as vítimas terem denunciado o ocorrido na Delegacia de Polícia Civil, elas resolveram se deixar sua residência, com medo de serem mortas pelo suposto autor”, contou o delegado Vladimir.

“Por ter um histórico de fuga em outras investigações, deixamos a viatura a cerca de 2 km da chácara onde ele se encontrava e nos aproximamos a pé, cercamos a casa e prendemos Cleomar que não esboçou reação”, informou o delegado.

Ao ser preso, ele foi levado para a delegacia e, depois, conduzido para a Cadeia Pública de Arraias.

Continue lendo

Populares