Conecte-se conosco

Cidades

Caminhoneiros terão que pagar vale-pedágio na BR-153 de forma eletrônica a partir de janeiro

Publicado há

em

A partir de 1º de janeiro de 2025, caminhoneiros que fazem transporte de cargas terão que pagar o vale-pedágio obrigatório (VPO) por meio de etiquetas eletrônica, as chamadas tags, nas praças de pedágio da BR-153, no sul do estado.


O vale-pedágio obrigatório, instituído pela Lei nº 10.209/2001 após reivindicação de caminhoneiros autônomos, é uma forma dos contratantes dos profissionais pagarem a tarifa de forma antecipada. Assim, o caminhoneiro que passa pelas praças somente apresenta o VPO para seguir viagem.


Concessionária que administra a rodovia federal no Tocantins, quem tem cartões e cupons do VPO, forma utilizada até o momento, e emitidos até 31 de dezembro deste ano, poderá usar o saldo por mais um mês, até 31 de janeiro.


Mas a partir de 1º de fevereiro de 2025, somente será aceito o pagamento por meio das tags. A concessionária informou que a mudança está na Resolução nº 6.024 da ANTT e valerá ainda para outras praças administradas além da BR-153 (BRs 414 e 080).


Os motoristas de transporte de carga que não utilizam o vale-pedágio obrigatório permanecem com a obrigatoriedade de pagar o pedágio nas praças.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

BRK é condenada a pagar quase R$ 150 mil após vazamento de esgoto

Publicado há

em

Por:

A BRK Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento em Palmas, foi condenada a pagar R$ 149.700 após vazamento de esgoto em uma área de preservação na capital. O vazamento aconteceu em maio de 2019, na Área de Preservação Permanente que fica na quadra 303 Sul. A decisão ainda cabe recurso.

A sentença foi assinada pelo juiz substituto Allan Martins Ferreira, da 2ª Vara Criminal de Palmas na manhã desta segunda-feira (28). No documento ele afirma que a empresa seria a responsável pela a poluição.

A concessionária informou em nota que não foi formalmente comunicada sobre a decisão e, portanto, ainda não teve acesso ao seu conteúdo. Mas que reafirma compromisso com o cumprimento das normas e regulamentos que regem o setor.

O vazamento teria acontecido no dia 4 de maio de 2019. Um morador da quadra chegou a registrar um boletim de ocorrência. Conforme a decisão, ele teria entrado em contato com a concessionária para falar sobre o vazamento, mas foi informado que prazo para solução do problema era de 48 horas devido o final de semana. “Inconformado, registrou boletim de ocorrência e solicitou perícia”.

Na denúncia feita pelo Ministério Público à Justiça, é informado que o laudo pericial constatou o vazamento de esgoto às margens da mata ciliar do Córrego Brejo Comprido. E que no “Laudo Complementar foi informado que houve poluição que gerou perigo de dano à saúde humana”.

O Ministério ainda apontou que na época não havia qualquer forma de monitoramento feito pela concessionária e que em 2014, no mesmo local, já tinha sido registrado um vazamento na mesma estação de esgoto.

Na sentença, o juiz afirma que além da multa a empresa deverá adotar medidas como programas de gestão ambiental, capacitação de funcionários e monitoramento ambiental regular, para evitar que outros danos ambientais aconteçam.

“Considerando a gravidade do delito e seus efeitos prejudiciais ao ecossistema local, assim como os danos causados à comunidade local, e levando em conta o porte significativo da empresa ré, estabeleço a pena-base em 150 (cento e cinquenta) dias-multa, com cada dia-multa correspondendo a 1 (um) salário mínimo vigente à época dos fatos”, afirmou o juiz.

Continue lendo

Cidades

Mulher é encontrada morta ao lado de moto

Publicado há

em

Por:

Nesta segunda-feira (28), uma mulher de 27 anos foi encontrada morta perto de uma moto em trecho da BR-010 em Goiatins. O acidente aconteceu na madrugada por volta da 1h10.

O corpo da vítima estava próximo à ponte do Ribeirão Aldeia Grande. Quando a equipe da PM chegou, a mulher já não tinha sem sinais vitais, informou a corporação.

O rosto dela estava ensanguentado e o corpo estendido ao solo às margens do desvio próximo ao ribeirão. Uma moto branca estava perto do corpo, com muitas marcas causadas pelo acidente.

A perícia esteve no local e deve analisar o que causou o acidente que matou a mulher. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo.

Continue lendo

Cidades

Homem é preso por importunação sexual após tentar violentar irmã de namorada, em TO

Publicado há

em

Por:

Um homem de 32 anos foi preso suspeito de tentar violentar sexualmente a irmã de sua namorada, em Guaraí. Ele chegou a ser trancado dentro de casa pela vítima, mas fugiu pulando muros e depois foi capturado pelos militares.

O caso foi registrado no sábado (26). Os policiais foram chamados para atender uma ocorrência de invasão domiciliar e quando chegaram ao local foram informados de que um homem teria tentado abusar sexualmente da vítima.

A mulher conseguiu fugir e trancou o suspeito dentro da casa, momento em que ele passou a ameaçá-la, segundo a PM. Os militares entraram na residência, mas perceberam que ele havia fugido pulando os muros na vizinhança.

Os policiais deram início as buscas e após cerca de 40 minutos encontraram o suspeito. A PM informou que o homem resistiu à prisão e por isso foi necessário o uso da força para contê-lo.

Segundo a Polícia Militar, na checagem de antecedentes foi identificado que o suspeito tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto.

O homem e a vítima foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Guaraí. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o suspeito foi levado para a Unidade Prisional.

Continue lendo

Populares