Nesta terça-feira(27), é celebrado o Dia do Profissional Liberal , é uma homenagem aos profissionais autônomos, ou seja, aqueles que prestam serviços de modo liberal, sem estarem fidelizados a uma empresa específica, por exemplo.
É fundamental valorizar essa diferença para se destacar no mercado, uma vez que essas categorias são as que mais crescem no país. As universidades estão superlotadas de estudantes que chegam ao mercado de trabalho aos milhares para atuar como profissionais liberais, e está cada dia mais difícil o desenvolvimento de uma carreira financeiramente sustentável.
O profissional liberal é aquele que, obrigatoriamente, tem nível universitário ou técnico para poder exercer sua profissão. As atividades “liberais” são específicas e estão previstas em legislação própria, bem como os requisitos para o seu desenvolvimento.
Essas atividades são regulamentadas e fiscalizadas por entidades de classe — Conselhos Profissionais como OAB, CRC, CRM, CREA etc. — que também definem os procedimentos técnicos e éticos de cada profissão. Em outras palavras, o profissional liberal exerce atividade intelectual, podendo responder cível e até criminalmente pelo produto de seu trabalho e, portanto, deve estar devidamente registrado.
A categoria de profissionais liberais conta com administradores, advogados, arquitetos, biólogos, contabilistas, dentistas, economistas, enfermeiros, engenheiros, escritores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, fotógrafos, jornalistas, médicos, nutricionistas, professores, psicólogos, publicitários, químicos, sociólogos, tecnólogos, veterinários, entre outros.
Seu trabalho é valorizado e respeitado, e merece ser celebrado. Expressamos nossa gratidão por sua dedicação incansável, por seu compromisso em fornecer serviços de qualidade e por sua busca contínua pela excelência. Vocês são verdadeiros exemplos de profissionalismo e são fundamentais para o desenvolvimento de nossa sociedade.