O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), intensificou o acesso a cirurgias eletivas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam na Central Estadual de Regulação (CER). Nos dias 26 e 27, mutirões realizados nos hospitais regionais de Gurupi (HRG) e de Paraíso do Tocantins (HRPT) proporcionaram atendimento a 23 pacientes em diversas especialidades.
No Hospital Regional de Gurupi, a humanização do atendimento pediátrico ganhou destaque com a iniciativa “SOS Alegria”. Um carrinho decorado transportou as oito crianças até o centro cirúrgico, transformando o trajeto em um momento lúdico com música, sorrisos e brincadeiras, envolvendo pacientes e profissionais da unidade.
Simultaneamente, no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, 15 pacientes provenientes de Palmas foram beneficiadas com procedimentos cirúrgicos de histerectomia e laqueadura.
O diretor-geral do HRG, Fernando Mota, ressaltou a importância da ação dentro do plano estratégico estadual para ampliar o acesso a cirurgias eletivas. “Nosso objetivo é zerar a fila de espera pediátrica até julho deste ano. Já avançamos significativamente desde o início dos mutirões, quando tínhamos mais de 300 crianças aguardando. Gurupi e as cidades referenciadas estão próximas de alcançar essa meta”, afirmou.
Diego Segger, diretor-geral do HRPT, enfatizou o esforço da equipe técnica da SES-TO em fornecer o suporte necessário para que as unidades hospitalares ampliem sua capacidade de realizar procedimentos cirúrgicos eletivos. “Acreditamos em um SUS eficaz e humanizado, e estamos vendo esse modelo ser implementado com eficiência em todas as nossas instituições de saúde”, declarou.
A paciente Cibelle dos Santos, atendida no HRPT, expressou sua satisfação com a iniciativa. “Recebi um atendimento excelente, a equipe médica e de enfermagem estão de parabéns. Estou muito satisfeita com tudo e agora é aguardar a alta para seguir minha rotina normalmente”.
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já contabiliza mais de 52 mil cirurgias eletivas realizadas. Somente em 2024, mais de 17 mil pacientes foram atendidos, e quase cinco mil já foram beneficiados neste ano. As cirurgias são realizadas nas unidades geridas pela SES-TO, em hospitais municipais conveniados e na rede particular contratualizada.