Educação

Gurupi Intensifica Combate às Queimadas com Ações Educativas e Parcerias Estratégicas

Com a chegada do período de estiagem, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforça suas frentes de conscientização para evitar incêndios urbanos e rurais. Através de palestras e atividades práticas, o município busca envolver a comunidade na proteção dos recursos naturais e na manutenção da saúde pública, sensibilizando a população sobre a importância de prevenir focos de incêndio que se tornam mais comuns nesta época do ano.

Publicado há

em

Foto: Divulgação

Prefeitura promove mobilização em escolas e unidades de saúde para alertar sobre os perigos do fogo e incentivar a preservação ambiental durante o período de seca.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gurupi está intensificando diversas frentes de trabalho voltadas para a preservação ambiental, com foco prioritário na prevenção de queimadas no perímetro urbano e rural. O período de seca aumenta significativamente os riscos de focos de incêndio, o que exige uma resposta coordenada do poder público para informar os moradores sobre os cuidados necessários com o ecossistema local e os perigos gerados pelo fogo.

Uma das principais estratégias de conscientização ocorre nas instituições de ensino, tendo contemplado recentemente a Escola José Pereira da Cruz e a Escola Municipal Vila Nova. Em uma colaboração direta com o Corpo de Bombeiros, alunos, professores e equipes pedagógicas participam de palestras educativas que abordam as causas e consequências das queimadas. Além da teoria, os jovens têm a oportunidade de acompanhar demonstrações práticas com os equipamentos de combate a incêndio, o que aproxima os estudantes das ações de segurança e proteção ambiental.

A campanha também se estende ao setor de saúde, reconhecendo que as queimadas impactam diretamente o bem-estar dos cidadãos. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Acácias, foi realizada uma palestra focada nos prejuízos que o fogo traz à saúde coletiva e ao meio ambiente. Como gesto de incentivo à preservação, os participantes receberam mudas de plantas ornamentais, simbolizando o compromisso comum com o cuidado e a proteção das áreas verdes da cidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diego Rocha, o investimento em educação é fundamental para a redução efetiva dos índices de queimadas em Gurupi. Para o gestor, ao incentivar práticas sustentáveis e o zelo pelos espaços urbanos e naturais, a prefeitura fortalece a consciência ambiental da comunidade, garantindo um futuro mais seguro e preservado para todos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Populares

Sair da versão mobile