A V Mostra Tocantinense, organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), tornou-se um palco para a troca de conhecimentos e o reconhecimento de iniciativas que elevam a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que se encerra hoje, reuniu 62 experiências inovadoras de 30 municípios tocantinenses, e Gurupi se destaca entre eles.
Entre as experiências de Gurupi que ganharam reconhecimento está o projeto “Cuidar – Humanizando Relações em Gurupi”, focado no bem-estar mental dos servidores da Semus. Ao todo, a secretaria inscreveu seis projetos bem-sucedidos, abrangendo áreas cruciais como a Atenção Básica, a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e o Modelo de Atenção à Saúde.
Na Atenção Básica, foram apresentadas iniciativas como a “Implantação de fluxo de atendimento odontológico domiciliar a acamados de uma USF em Gurupi”, detalhada pela dentista Rosângela Araújo Rodrigues, que ilustra o alcance do cuidado odontológico para além das unidades de saúde. Outro destaque foi o “Grupo terapêutico como dispositivo de acolhimento para mães de crianças com TEA no contexto do SUS”, apresentado pela psicóloga Helloysa Chayane de Melo, da equipe Emulti, que demonstra o suporte emocional e informacional oferecido às mães na USF Nova Fronteira. A articulação interinstitucional para o “Diagnóstico precoce do câncer bucal em Gurupi: parcerias SUS, universidade e laboratório privado”, coordenada por Ana Cristina Cruz, também foi evidenciada como um modelo de agilidade e eficiência no rastreamento da doença.
No âmbito do Modelo de Atenção à Saúde e Gestão do Trabalho, o projeto “Vem Ver Gurupi: onde a visão é um direito”, apresentado pelo Secretário Executivo de Saúde, Ricardo da Silva de Jesus, revelou os impactos positivos de mais de 3 mil cirurgias de pterígio e catarata e o atendimento a mais de 8 mil pessoas em 2024. A inclusão também foi tema central com o projeto “Acolhendo as cores: promovendo a inclusão na Rede de Atenção à Saúde de Gurupi”, desenvolvido na USF Nova Fronteira, que oferece acompanhamento multidisciplinar para crianças com TEA e TDAH. Por fim, a experiência “Cuidar – Humanizando Relações em Gurupi: uma experiência de amor e cuidado”, da área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, demonstrou o investimento na saúde mental dos próprios servidores da Semus através de diversas ações ao longo do ano.
A secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, enfatizou a relevância da participação do município na Mostra, ressaltando o empenho e a inovação dos profissionais locais. “É motivo de grande orgulho ver Gurupi representada por ações que demonstram tanto cuidado e inovação para com a nossa população. Estamos colhendo os resultados de uma gestão que acredita no potencial transformador do SUS”, afirmou.
A diretora da Atenção Básica, Maria Auxiliadora da Paixão, complementou, destacando a importância de compartilhar as experiências bem-sucedidas da Atenção Primária e das Unidades de Saúde da Família, que visam aprimorar o acesso e a qualidade do atendimento aos usuários do SUS, valorizando o acolhimento e a continuidade do cuidado.