Conecte-se conosco

Cultura

Secult e UFT apresentam dossiê sobre as Taieiras e Congos no município de Monte do Carmo

Publicado há

em

A noite começa com uma procissão que reúne os fiéis do Município de Monte do Carmo, unidos pela fé e pela religiosidade em um período importante para a comunidade cristã: a Semana Santa, celebração que marca a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É após o cortejo, com a chegada da comunidade à igreja Nossa Senhora do Rosário, que é iniciada a cerimônia de devolutiva da pesquisa desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que retrata as Taieiras e os Congos do município, manifestações da cultura popular tocantinense e figuras importantes dos festejos de Nossa Senhora do Rosário.

Leia também: Tocantins fortalece ecossistema de inovação com startups durante a Agrotins 25 anos

Realizada com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), a pesquisa de campo resultou em um dossiê que retrata o bem cultural do estado, sendo acompanhado ainda por um documentário de cerca de 20 minutos e um catálogo fotográfico, produtos que representam mais um passo na valorização da cultura da região.

“O Governo do Tocantins, através da Secult, com parcerias importantes como essa com a UFT e a Fapto, desenvolve projetos como o do dossiê das Taieiras e dos Congos de Monte do Carmo, que são uma expressão muito rica da cultura carmelitana e tocantinense. Esse projeto nos deixa muito felizes por estarmos entregando a comunidade parte muito viva, muito rica e muito importante do trabalho que ela mesma desenvolve. Isso faz parte da missão que o governador Wanderlei Barbosa nos confiou quando recriou a Secretaria da Cultura de devolver o protagonismo aos fazedores de cultura, de preservar a nossa memória, de fomentar e fortalecer a rica cultura tocantinense”, disse o secretário Tião Pinheiro.

Para a coordenadora do projeto e professora da UFT, Noeci Carvalho Messias, “fazer essa devolutiva para a comunidade é muito valioso, por conta não somente do compromisso político e ético, que cabe a nós pesquisadores, mas fazer uma devolutiva para a comunidade é muito importante e necessário, então isso nos complementa. É uma parte da pesquisa que é significativa. Com certeza isso eleva a autoestima da comunidade, os detentores desse saber”, explicou.

“O projeto reaviva a cultura local de Monte do Carmo. A Fapto age como interlocutora na gestão desses projetos, na parte administrativa e financeira, e isso para a gente traz uma grande satisfação em demonstrar toda a cultura e todo o nascimento do nosso Tocantins”, complementou a secretária-executiva da Fapto, Priscila Oliveira, que na ocasião representou o diretor-geral da instituição, Léo Araújo.

Representando o prefeito do município, Rubão (PDT), a secretária municipal da Assistência Social e do Trabalho, Reijane Pereira Amaral, ressaltou a importância das manifestações culturais na história do município. “O cortejo que a gente se anima, se alegra, é uma das maiores festas culturais da nossa cidade. Nesse reinado, a comunidade leva o rei e a rainha ao som dos Congos e Taieiras e é onde a gente tem também o tambor. É uma festa só, é uma riqueza só. É a nossa cultura, nossa valorização. É em 18 de julho que a nossa comunidade se reúne para festejar Nossa Senhora do Rosário”, explicou.

“O nosso objetivo é levar esse material para dentro da sala de aula, para trabalhar com as crianças. Monte do Carmo é um museu a céu aberto. A gente tem festa de janeiro a dezembro, é muita riqueza cultural”, complementou a secretária de Cultura e Turismo do município, Rosa Amélia.

Oportunizando que a comunidade possa se ver e ressaltar a importância de sua própria cultura e legado, em breve o documentário estará disponível para todos no canal do Youtube da Secult. Já os outros documentos apresentados deverão ser lançados em um formato físico futuramente.

“Necessitamos manter essa cultura de forma firme, e propiciar aos nossos jovens uma experiência positiva de reconhecimento a sua identidade cultural”, frisou o professor da UFT, Thiago Nilton Alves Pereira, que na ocasião representou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

“Fico muito orgulhoso de estar participando desse projeto, um trabalho em que fomos pesquisados. Participei no campo e aqui na zona urbana. Esse é um trabalho bom e prova disso está no resultado que a professora Noeci trouxe junto ao secretário (Tião Pinheiro) e toda a sua equipe”, concluiu o congo Juarez Carvalho.

Presentes

Além da comunidade, também estiveram presentes o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda; a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves; a superintendente do IPHAN no Tocantins, Cejane Pacini; o presidente do Conselho de Políticas Culturais, Elpídio de Paula; o pároco Wanderson Sena, entre outras autoridades municipais.

Leia também: Cinco destinos no Tocantins para quem quer curtir a natureza

Essas e mais informações de Gurupi e região

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Secretaria da Cultura participa de 1ª reunião e missão técnica com coordenadores do Programa do Artesanato Brasileiro de 2025

Publicado há

em

Por:

Servidores técnicos da Secretaria da Cultura estão em Goiás nesta semana para participar da primeira reunião e missão técnica do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) de 2025. O evento começou nesta terça-feira, 22, e segue até o dia 24 de abril, em Goiânia. Pelo Tocantins, estão presentes a coordenadora do PAB no estado, Núbia Cursino, e o servidor Lukas Rhyere, que se unem às coordenações das 27 unidades da Federação, a artesãos e a representantes de entidades ligadas ao artesanato. A programação contempla debates voltados à valorização e ao fortalecimento do setor, além de visitas técnicas a pontos de cultura e ateliês em cidades vizinhas.

A abertura oficial ocorreu na terça-feira, com café da manhã e recepção conduzida pelo subsecretário da Retomada, Teófilo Neves. Em seguida, os participantes deram início à reunião do PAB, que se estendeu até o início da noite. “Participar deste encontro é uma grande oportunidade para fortalecer o trabalho que já desenvolvemos no Tocantins e também para aprender com outras realidades. Estar ao lado de coordenadores de todo o Brasil, além de gestores e artesãos do Goiás que permite uma troca rica, que enriquece as nossas ações e amplia a visão sobre o artesanato como política pública”, expressou Núbia.

Entre as pautas debatidas, estiveram a doação de bens como caminhões, carros, notebooks, celulares, tablets e impressoras; atualizações dos prazos; migração para o novo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), sistema que deverá ser ativado nos próximos 30 dias; nova identidade visual da Carteira Nacional do Artesão; e a chegada do Módulo I dos micro cursos sobre a base conceitual, com lançamento previsto para maio.

A programação continua hoje, na quarta-feira, 23, com visitas técnicas a ateliês nas cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis, além de um tour pelo centro histórico de Pirenópolis, reconhecido por sua tradição artesanal.

Já na quinta-feira, 24, a agenda em Pirenópolis inclui palestra da presidente do IG da Prata, seguida por visitas a ateliês especializados nesse metal nobre e demais produções artesanais locais. O grupo permanece na cidade até a sexta-feira, 25, quando parte para Olhos d’Água – localizado no distrito de Alexânia (GO), a 110km da capital goiana e a 90 km de Brasília.

As atividades se encerram com visitas ao ateliê Angico Cerâmica, ao Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco) e ao Memorial de Olhos d’Água, antes do retorno a Goiânia, previsto para o fim da tarde.

Continue lendo

Cultura

Comitê de Cultura promove ação em Araguatins sobre gestão cultural

Publicado há

em

Por:

Evento será realizado nesta sexta-feira no Auditório da Prefeitura Municipal

Por Rodrigo Martins

Araguatins, na região do Bico do Papagaio, será o próximo município a receber o projeto Rotas Culturais Tocantins, promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins. A atividade será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, a partir das 08h, no Auditório da Prefeitura Municipal, com o tema “Gestão Municipal e a Estruturação do Sistema Municipal de Cultura”.

O evento é uma iniciativa da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) e do Instituto ISCA, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), e faz parte de uma série de seminários voltados ao fortalecimento das políticas culturais em todo o estado do Tocantins.

A programação contará com a presença do músico e produtor cultural Diogo Jucá, que conduzirá um workshop sobre os desafios e caminhos para a construção de sistemas municipais de cultura nos territórios locais.

Segundo o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, o projeto tem sido fundamental para impulsionar a articulação cultural no estado. “Cada encontro tem promovido um importante espaço de escuta e construção coletiva. Nosso foco é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, especialmente nos municípios prioritários e que ainda estão estruturando seus sistemas de cultura”, afirmou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/9Xvjzqkn1T7Y3yVS9

A ação conta ainda com o apoio da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA) e de outros parceiros. A FETAC é responsável pela coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins, que atua em colaboração com o MinC por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Continue lendo

Agenda Cultural

Livro de escritora gurupiense destaca o poder da linguagem radiofônica na evangelização e comunicação da fé

Publicado há

em

A autora Adriana Castelo Branco lançará, no próximo sábado, dia 26, seu primeiro livro, o evento de lançamento acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, a partir das 19h, e promete reunir diversas personalidades da literatura gurupiense, comunicadores, cristãos e autoridades.

A obra, intitulada A Comunicação do Rádio como Meio de Evangelização, instiga o leitor a descobrir se existe distinção entre as práticas dos programas de rádio convencionais e os programas de rádio evangelizadores, além de analisar a eficácia da evangelização por meio da rádio.

O livro aborda o surgimento da comunicação na Igreja Católica, com fatos relacionados à cidade de Gurupi, e também o livro explora a história da rádio. A obra é baseada no estudo de caso do programa Despertar em Cristo, transmitido na rádio 95 FM, em Gurupi, Tocantins. A escritora busca compreender os efeitos da transmissão da espiritualidade na comunicação radiofônica.

Sobre a autora é especialista em meios de comunicação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pós-graduada em Comunicação Empresarial e Marketing pelo Instituto de Goiás, graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e jornalista pela Universidade de Gurupi (UnirG), além de professora. Ela explica que sua paixão pela comunicação surgiu através da rádio ainda na infância, quando sonhava em estudar e se tornaria comunicadora.

-afirmou.

O leitor poderá adquirir o livro durante o evento de lançamento por um valor acessível e receber, também, uma dedicatória da escritora.

O lançamento do livro conta com o apoio cultural da Academia Gurupiense de Letras (AGL), Editoral Veloso, Empresa Nortesul Refrigeração, Forania de Gurupi da Igreja Católica e Câmara Municipal de Gurupi.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Populares