Nesta quarta-feira (14), é celebrado o Dia de São Matias, o escolhido para ocupar o lugar que o traidor Judas Iscariotes havia deixado entre os Apóstolos. Nos Atos dos Apóstolos há sinais do quanto a Igreja primitiva o apreciava, assim como a narração do episódio que explica a sua eleição.
Depois da Ascensão do Senhor, os Apóstolos, junto com Maria e vários discípulos, estavam em oração, esperando o Espírito Santo. Naqueles dias, Pedro convidou a comunidade a decidir quem deveria substituir Judas:
São Matias foi o décimo segundo apóstolo de Jesus Cristo, substituindo Judas Iscariotes no círculo dos apóstolos, após a morte de Judas. Este santo é representado com um machado ou com uma alabarda, que são símbolos da força do cristianismo e do seu martírio.
São Matias acompanhou a vida do Messias, incluindo a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Acabou por morrer também ele sob martírio, por volta do ano 80. Não existem muitos relatos sobre a sua vida. Matias terá pregado primeiramente o Evangelho na Judeia, partindo depois para a Etiópia e de seguida para a região da Cólquida (Geórgia), onde terá sido crucificado.
É o santo padroeiro dos carpinteiros.