Conecte-se conosco

Coluna Social

Hoje, terça-feira (06), celebra o Dia do Instrumentador Cirúrgico

Publicado há

em

Nesta terça-feira (06), é celebrado o Dia do Instrumentador Cirúrgico, o profissional responsável por ordenar e controlar o cirúrgico, prepará-lo e apresentá-los aos médicos e auxiliares além de outras funções.

Tramita atualmente na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (nº 75/2014) sobre a regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico. Nesta semana, o relator apresentou relatório reformulado favorável ao projeto na Comissão de Assuntos Econômicos. O PL prevê que o exercício da profissão seja privativo de Técnicos de Enfermagem que concluam o curso na área ou ainda aqueles que já estiveram na profissão há pelo menos dois anos.

Dentre as diversas funções executadas pela Enfermagem em um Centro Cirúrgico (CC), a de instrumentador é aquela que auxilia a equipe cirúrgica e fornece os instrumentais para a realização do ato operatório. O instrumentador é fundamental para o ato cirúrgico, que contribui para amenizar o tempo cirúrgico, garantir a assepsia e zelar pelo uso correto dos instrumentais.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coluna Social

Hoje, segunda-feira (05), celebra o Dia da Língua Portuguesa

Publicado há

em

Por:

Nesta segunda-feira (05), é celebrado o Dia da Língua Portuguesa, essa homenagem ao idioma e à cultura de origem portuguesa é um reconhecimento à relevância da língua e dos traços culturais partilhados por aqueles países que têm com Portugal uma relação histórica, já que sofreram um processo colonizador por essa antiga metrópole e incorporaram muitos de seus traços lusófonos.

Esses traços somaram-se à cultura e à língua dos povos originários, constituindo, assim, um rico panorama cultural e linguístico distinto, mas, ao mesmo tempo, com elementos comuns.

Comemora-se, nesse dia, a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no Ocidente e a mais falada no Hemisfério Sul: a língua portuguesa. Partilhada por nove países, essa língua é um traço cultural e identitário que os unifica em torno de uma mesma matriz linguística.

O Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, comemorado em 5 de maio, surgiu em 2009. Essa data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que é formada pelos seguintes países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Apesar de cada um desses países ter suas peculiaridades históricas, sociais, étnicas e políticas, a comemoração da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona é uma tentativa de ressaltar-se o espírito comunitário entre povos que têm traços idiomáticos e culturais que os irmanam e, portanto, podem despertar um sentimento de cooperação mútua.

Continue lendo

Coluna Social

Hoje, terça-feira (29), celebra o Dia Internacional da Dança

Publicado há

em

Por:

Nesta terça-feira (29), é celebrado o Dia Internacional da Dança, a dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Continue lendo

Coluna Social

Hoje, terça-feira (22), celebra o Dia do Descobrimento do Brasil

Publicado há

em

Por:

Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia do Descobrimento do Brasil, esta data marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro no ano de 1500.

Oficialmente, o descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, pois era o chefe da expedição que chegou às terras brasileiras. Entretanto, o termo é usado apenas como referência, já que quando os portugueses chegaram o país era habitado por várias comunidades indígenas. Estima-se que existiam no Brasil aproximadamente cinco milhões de índios naquela época.

Segundo relatos históricos, os portugueses chegaram ao Brasil em suas embarcações onde conhecemos hoje como a cidade de Porto Seguro na Bahia. Eles partiram de Lisboa, em Portugal, no dia 09 de março de 1500 pelo rio Tejo com dois objetivos principais: realizar tratados comerciais com a Índia e explorar as terras da América.

Nesse período, Portugal promovia as Grandes Navegações que exploravam as possibilidades pelo oceano Atlântico e o descobrimento do Brasil faz parte de uma dessas expedições.

No dia seguinte, ao explorar o litoral, houve o encontro entre os portugueses e os índios, o que foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com objetos, animais, metais e com roupas trazidos por aquele povo.

O objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil, por exemplo, fazendo com que a comunidade indígena fosse fortemente escravizada.

Continue lendo

Populares